Nanashi

Começar a desenhar um manga

197 mensagens neste tópico

Bem agradeço aqueles que apreciaram o meu comentário ^---^

Quando eu me refiro a ocidental aponto para a vertente franco-belga que é a verdadeira escola da Europa (de forma até que muitos autores muito influenciados do manga não conseguem editores por não corresponder a esses padrões). Os Comics já fazem parte de outra tradição.

A diferença fundamental no meio de isso tudo é que o universo da banda desenhada Franco- Belga aposta mais nos seus diálogos do que na acção das personagens.

Vou só por aqui uns exemplos para tentar justificar o meu ponto de visto... não pretendo ter verdade absoluta e não considero que não possa haver excepções... apenas saliento um determinado tipo de hábitos cultivados por certas "culturas de banda desenhada".

franco belga:

http://teresatorga.no.sapo.pt/maltese.jpg

http://www.coinbd.com/images/planches/lanfeustetoiles_t1.jpg

http://www.coinbd.com/images/planches/epervier_t1.jpg

http://briographe.free.fr/clap/thorgal14_p18.JPG

http://www.mortderire.info/humour/photos/img/bd/humour-bd-ptit-spirou-01.jpg

não é necessario por aqui os mangas para ver que todos eles costumam ter quadros com linhas diagonais que podem se por uma em cima das outras ou ter o desenho a ultrepassar da quadra...

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Não percebo muito desta questão de desenhar manga, gosto de desenhar, mas fazer mesmo um manga com uma história e tudo não está nos meus planos. Apesar disso, já vi aqui muitos post em que falam dos "pontinhos" que são utilizados para fazer as sombras. Não sei se estão a par disso ou não, mas esses "pontinhos", os screen tones, estão disponíveis na net, basta procurar no google ou até no deviantart. Existe também, não sei se conhecem, o programa manga studio, que já tem as páginas com o formato tradicional do manga, os screen tones, os balões de texto...

Já agora, acerca do material, mesmo que não encomendem por aqui (tem loja online), este site http://www.howtodrawmanga.com/ explica +/- os diferentes materiais tradicionalmente utilizados para desenhar manga.

Não sei se isto vai ajudar alguém ou não, mas achei que valia a pena escrever aqui isto...

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Não conhecia o programa, pode dar jeito para as falas que nesse aspecto o photoshop não facilita... Vou sacar para poder dar a minha opinião mas aquilo ainda é um pedaço (1giga50)  :'(

by the way o meu manga pouco a pouco esta a avançar... ja lhe "reservei" a pagina web:  http://kitsune.pt.vu/ ;D[br]

Mensagem unida a: 26-06-2007, 17:49:15


Bem depois de ter experimentado o manga studio fiquei com uma impressão bastante positiva... para aqueles que queriam fazer seus tones o programa facilita muito nesse aspecto, até diria que faz muitas coisas que poderiam ser feitas pelo próprio desenhador (fundos de escola já pre-desenhados...).

Enfim parece me uma boa ferramenta de ter em certas situações. Agora se tiverem uma mesa digitalizadora o programa torna-se uma ferramenta mesmo espectacular, porque no fundo o programa foi mesmo feito para esse sentido. 

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

eu ja começei a fazer um ...ker dizer desde começei a desenhar manga ja fiz pra i uns 10 . . .10 porque nunca fico satisfeito com o resultado -.-  LOL

por isso e preciso pensar muito antes de fazer um . . .da bastante trabalho ;D

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Pelo que que li alguns dos artistas daqui usam o manga  studio; por isso gostava de perguntar se a qualidade vale a pena? É que os programas de computador normalmente dão aquele ar plastificado nos desenhos tirando-lhe o típico traço do desenhador, e gostava de saber se o balanço qualidade/facilidade compensa a perda de tradicionalismo no desenho.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Depende do que entendes por artificial, a partir do momento em que o desenho é feito por scann o resultado costuma ser o mesmo só se desenhares com uma mesa digitalizadora.

O Manga Studio compensa a nível de tones principalmente, se a tua preocupação é o traço o programa adapta bastante bem aquilo que designas como traço do desenhador, ao meu ver o seu único defeito é a sua austeridade, digamos que o programa é bastante complexo e quem esta habituado ao photoshop fica um bocado perdido e as vezes frustrado porque as coisas não estão sempre ao alcance da mão. Mesmo assim aconselho te experimentar porque é um instrumento útil e sempre acabaras por precisar dele nem que seja só para utilizar os tones que vem com o programa.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos.

Creio que vocês todinhos são precisamente o pessoal que tenho andado à procura há relativamente algum tempo. Já percebi que estão interessados e gostam de desenhar manga. Mesmo que ainda estejam a começar a apanhar o jeito disso, já são muito necessários.

O que me dizem a criar e juntar um grupo de desenhadores para criar o primeiro mini volume de manga totalmente português? É bestial, e um grupo como vocês é essencial porque gostam e querem desenhar. Infelizmente isso é coisa que eu não sei fazer, pelo menos no estilo manga apesar de ser um grande fã. Mas em contrapartida sou o escritor das histórias mais marcantes e revolucionárias que possam imaginar, e tenho o fio condutor que é preciso para um Manga.

O que me dizem? Vamos criar o primeiro manga português com as nossas próprias mãos e entrar no mercado ganhando umas massas e tudo? O sucesso será total se quiserem!

Quem quiser que me escreva para o email [email protected]

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Grande explicação sim senho mas eu ca prefiro fazer por pc ja q nao tenho assim mt jeito pa desenhar no pc e mais facil pra quem nao saiba ha um programa chamdo manga studio e outro anime studio sao da mesma empresa .

A unica coisa q me falta pa manga e o nome lol q ideias n faltam , tb nao tenho a certeza se devo por os nomes em pt ja q a manga e pt ou entao noutra lingua

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

[Edit]

Aqui vai o meu contributo

:)!

Fiquem Bem

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Alguem sabe de algum concurso de manga ou maneira de reconhecerem estes artistas de manga (como eu e mtos d voces) ?

Eu tb desenho manga á 10 anos.

sobre o k já aki foi dito, keria dizer o seguinte.

para kem faz manga sozinho, é difícil fazer os personagens e tb os cenários, o ideal era arranjar ajuda de alguem, 1 k fizesse os personagens, e o outro os cenários. Pk há pessoas k tem mto jeito pa personagens e n tem para cenários (meu caso) e tb há ao contrário.

Por isso o ideal era serem 2 ou mais pessoas, em k um ocupava.se dos bonecos e a outra dos cenários, era mais fácil e rápido.

eu por exemplo, demoro 1 ano a fazer cada história, com 30 paginas.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Se calhar também vou começar a fazer um mangazito, pequeno é o primeiro, mas a ver vamos :)

Mas á uma coisa que acho dificil, as meninas.

Têm que ser bonitas e queridas, ou bonitas e fortes, o que for mas têm que ser bonitas e acho bem dificil fazer, eu não sei qual o meu estilo de manga (se é que isso existe) mas vejam:

a bulma é gira e fofa, ao mesmo tempo consegue fazer caretas de parva, e o traço é tão simples quanto bonito

db-bulma.jpg

agora vejam os olhos da tsukino, são muito mais dificeis, no entanto a bulma consegue ficar tão ou mais gira que ela

sailormoon1.jpg

acho que o mais importante nas meninas são os olhos e o nariz que tem de ser pequeno, e as orelhas que os rapazes tem sempre maiores.

Eu queria fazer uma menina bonita, depois mostro, mas isso fica para a secção do fan-art ;D

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

OI OI :D

Arigato pelas dicas todas.

Bem vou ser sincera eu já tenho na cabeça 3 historias de mangas LOL

Já sei todas as personagens e o que se passa (o principio) (o mais difícil e arranjar tantos nomes) XD

De momento to a escrever o 1.

O meu problema nem e as diferentes paisagens e locais ou fatos o meu problema e um ainda maior.

1- Fazer a mesma personagem IGUALZINHA  :'(

2- faze-la em diferentes poses (sentada, deitada de joelhos etc)

(Eu queria fazer a colecção - Curso de manga, tenho o 1 mas quando fui comprar o resto (como qualquer outra colecção) já tinha esgotado :-X pedi a senhora da papelaria para me encomendar mas não responderam ( a editora).

Ajuda.

Há nota os sites (os 1º dados n consigo ir lá)

Sayonara

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eu cá nem dou nomes ás personages, alias, só no fim é k escrevo as falas.

kuanto aos cenários, tb n os faço, pk uma pessoa só n dá a conta, se fosse duas, uma fazia os cenários, e a outra fazia o resto.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eu cá nem dou nomes ás personages, alias, só no fim é k escrevo as falas.

kuanto aos cenários, tb n os faço, pk uma pessoa só n dá a conta, se fosse duas, uma fazia os cenários, e a outra fazia o resto.

Eu com os cenarios custumo usar fotografias... depois modifico um pouco no photoshop para dar aquele aspecto de BD (tenho um tutorial algures) e ta-da! Fica bastante fixe. E sempre posso trabalhar com fotografia ao mesmo tempo. Uma vez ou outra gosto de ser eu a fazer os cenarios quando é algo mais da minha imaginaçao. Caso contrario uso fotos.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eu cá nem dou nomes ás personages, alias, só no fim é k escrevo as falas.

kuanto aos cenários, tb n os faço, pk uma pessoa só n dá a conta, se fosse duas, uma fazia os cenários, e a outra fazia o resto.

Eu com os cenarios custumo usar fotografias... depois modifico um pouco no photoshop para dar aquele aspecto de BD (tenho um tutorial algures) e ta-da! Fica bastante fixe. E sempre posso trabalhar com fotografia ao mesmo tempo. Uma vez ou outra gosto de ser eu a fazer os cenarios quando é algo mais da minha imaginaçao. Caso contrario uso fotos.

Boa opção, tb já copiei de imagens da net. kuanto ao photoshop, n entendo nada.

Entao tu deves passar tudo para o PC e depois tratas melhor os desenhos e tudo mais.mto bem.

Kuanto á pintura, já tentei tb paxar tudo para o PC e pintar com um programa tipo fotoshop mas é mto complicado para mim, prefiro pintar a lápis, dá-me menos trabalho e faxo as sombras e tudo mto bem.

kk dia posto alguns aki, axo k há aki um sítio kk para fan-art. vou ver..  :D

Ah, e teria mto prazer em ver alguns teus tb se poderes postar aki ;D

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Ya, tipo, faço os desenhos, ponho no pc, trato-os no photoshop e ta-da.

Agora quero ver é se arranjo o Adobe Illustrator...  :(

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eu não consigo encontrar sites onde possa sacar o photoshop  :'(

Existe a venda?

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Lunai, mandeite pm com links para sacares o CS2, eu tenho a versao adobe masters, so nao te mando links para essa versao porque sao 4 dvds com tudo o que e adobe. tens de te contentar com o CS2 por enquanto ;)

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

IIISH! esmo pssoal como voc~es que eu estava a procura! Por favor passem neste fórum:

http://s3.excoboard.com/exco/index.php?boardid=10505

É o meu fórum, fi-lo com o propósito de criar uma comunidade de desenhadores manga, para que nos poçamos ajudar mutuamente... Registem-se, assim que aquilo começar a ganhar vida vai ser o mehor fórum de Manga Making! xD

PS: Sorry the Grave digging -_-

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Cria uma conta ou faz login para comentar!

Para escrever um comentário é necessário ter uma conta. É muito fácil e rápido criar uma!

Criar uma conta

Cria uma conta e vem fazer parte desta comunidade! É fácil e rápido!


Criar uma conta

Login

Já tens uma conta? Faz o login!


Faz login agora