JUCA

Aprendam Japonês Com A Bela Prof. Misa. E o JUCA.

8 mensagens neste tópico

PRIMEIRA LIÇÃO. ( Saisho no ressun )

shikamaru.gif

Yó Pessoal! Eu decidi criar este tópico onde sem duvida até ao fim do ano vão aprender japonês.  A ideia é eu colocar aqui, alguns dos vídeos da bela professora Misa, e fazer-vos uma pergunta relativo ao conteúdo. Na semana seguinte coloco a resposta da questão da semana anterior, dou pontos a quem respondeu correctamente e coloco um novo vídeo e uma nova questão. Os videos são em inglês, tentei encontrar com a mesma qualidade em português mas não encontrei. Não procurei exaustivamente, pelas razões mencionadas no vídeo acima. Para um bom acompanhamento destas lições agradeço que tenham o vosso inglês bem estudado e aprendido.

Vou tentar ser mais assíduo e pontual que os vídeo-podcasts. :m146:

Informo-vos que a partir do momento que este tópico foi criado, todos os membros do fórum Anime Portugal (anime.pt) incluído Mike, passaram a ser, alunos daqui. A vossa participação vai ser registada e conta para a nota.  É sem porcento garantido que vão aprender japonês até ao fim do ano, e podem devolver-me o dinheiro se não ficarem 100% satisfeitos.

Questão 1) A que anime pertence o personagem do gif (imagem antes/por-cima do vídeo)?

2 membros gostaram disto!

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

o grande shikamaru de naruto xd

1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem

A Questão da semana passada era:

1- A que anime pertence o personagem do gif (imagem antes/por-cima do vídeo)?

E a resposta correcta era Naruto, também aceitava Naruto Shippuden.

O @kimanii foi o único que acertou, como acrescentou o nome do personagem leva nota A+. O @Quik leva um D, e o resto de vós leva um F.

SEGUNDA LIÇÃO. (Ni-Ban-me no ressun)

ryuk.gif

Apesar do vídeo ter mais tempo, para esta lição basta verem os primeiros três minutos.

Só precisam ver os primeiros três minutos, o resto do vídeo será estudado nas lições seguintes.

Questão 2- Se traduzissem, para Português, o nome do anime mencionado, algures, durante os primeiros três minutos, como ficaria?

Editado por JUCA
Mudar uma virgula.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem

A minha tradução seria "Caderno Mortal".

Esse canal deu-me um bocado de nostalgia de quando eu era obcecado em aprender japonês.
A única coisa que aprendi é eu sou muito mau a aprender línguas!
Pera, ainda consigo reconhecer a maior parte dos kana, já não é mau.

A propósito, gostei dela ter explicado a elisão do U em desu. 
Pormenores como esse dão a volta à cabeça duma pessoa quando ela está a estudar uma língua estrangeira e raramente são explicados.

1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
há 22 horas, Tanuki no Gokei disse:

elisão do U em desu.

Elisão, afinal há uma palavra portuguesa para isso. Na verdade há uma outra palavra que nunca me vem a cabeça quando penso nisso.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem

2- Se traduzissem, para Português, o nome do anime mencionado, algures, durante os primeiros três minutos, como ficaria?

O anime mencionado é o Death Note, a melhor resposta, consinderando o comentario da professora, seria "É o bloco de notas". Aceitaria variações e traduções do titulo Inglês.

O @Tanuki no Gokei foi o unico a responder correctamente, leva nota A, o resto leva um F.

Terceira Lição. (San-Kai-me no ressun)

natsu.gif

Para esta lição continuamos a ver o video anterior, o video começa, automaticamente, do minuto 3. Basta verem até ao minuto 8.

Basta verem até ao minuto 8.

Questão 3- Mencione uma personagem cujo nome tenha um significado relacionado com o próprio.

Nos animes os personagens tendem a ter nomes que estão relacionados consigo fisicamente e/ou psicologicamente. Exemplo Natsu de Fairy Tail, Natsu quer dizer verão, que é a estação do ano, mais quente. E o Natsu é o filho do dragão do fogo.

Portanto como exercício desta lição têm de mencionar uma personagem cujo nome tenha um significado relacionado com o próprio, e explicar essa relação. Não se aceitam menções repetidas, se um colega mencionar um devem escolher um diferente.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Às 9/12/2017 às 21:29, JUCA disse:

Questão 3- Mencione uma personagem cujo nome tenha um significado relacionado com o próprio.

Estranho, estava convencido que seria mais fácil recordar-me dum personagem com esta característica.

A única personagem que me lembrei foi da Oyuki, uma amiga da Lum (Urusei Yatsura) que é uma princesa dum planeta gelado e tem poderes para controlar a neve e o gelo.

Yuki significa neve e O é um prefixo indicativo de respeito.

1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem

Estava a espera que alguém respondesse Sakura, normalmente é uma personagem feminina com cabelo rosado. Visto que sakura é a palavra (em letras ocidentais), japonesa para flor de cerejeira, que é rosada.

O @Tanuki no Gokei leva nota A+. Deu uma resposta bastante completa, onde até explicou o prefixo o que "é um prefixo indicativo de respeito". Também é utilizado para se referir à membros da realeza. O resto leva um F.

Quarta Lição. (Yon-kai-me no ressun)

sailor.gif

Para esta lição continuamos a ver o vídeo anterior, o vídeo começa, automaticamente, do minuto 8. Basta verem até ao minuto 12.

Basta verem até ao minuto 12.

No vídeo de hoje, um dos assuntos abordados é como se pronuncia as diferentes nacionalidades em japonês. Notem que os japoneses não usam nas suas palavras, duas consoantes seguidas, normalmente colocam um u. E também não terminam as palavras com consoantes, neste caso normalmente colocam um o. Ex.: Portugal = Porutugalo.

Questão 4- Dá um exemplo de uma personagem estrangeira, explicando o que te leva a concluir isso. Nos animes e mangas existem personagens que nota-se que não são japonesas, pelas feições, maneirismos e ou, maneira de falar.

Editado por JUCA
Melhorar espaçamento.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem

Cria uma conta ou faz login para comentar!

Para escrever um comentário é necessário ter uma conta. É muito fácil e rápido criar uma!

Criar uma conta

Cria uma conta e vem fazer parte desta comunidade! É fácil e rápido!

Criar uma conta

Login

Já tens uma conta? Faz o login!

Faz login agora

• Conteúdo Recomendado:

• JUCA
      Por JUCA
      Um tópico onde tem-se a oportunidade de deixar, ou ver, recomendações de animes, e ou manga.

A ideia é meterem aqui uma lista de até dez anime ou mangas que recomendam, devem incluir o género, ou géneros em que se inclui. Eu vou colocando aqui os animes todos numa lista vertical, por ordem alfabética (fica mais fácil de gerir). Se quiserem incluir uma sinopse estão a vontade, eu depois faço copy/paste num spoiler.
       Se o anime ou manga, ainda estiver a decorrer, é favor dizer.

Notas:
        * = A decorrer; Os nomes entre parênteses referem-se as pessoas que recomendaram;

Recomendações Anime:
      Barakamon. - Drama, Comedia. (JUCA)
      Black Lagoon - Seinen , Ação. (kimanii, JUCA)
      Boku dake ga inai Machi - Mistério , Psicológico. (kimanii)
      Boruto: Naruto the Movie - Acção, Shounen, Ninja, Comédia. (SeventyFive)
      Death Note. - Policial, Fantasia, Mistério, Psicológico. (JUCA)
      Durarara!! - Acção, Mistério, Sobrenatural. (kimanii, SeventyFive, JUCA)
      Gintama - Samurai, Sci-fi, Comédia, Acção. (SeventyFive, JUCA)
      Haikyuu - Shounen , Comédia , Desporto. (kimanii)
      Hibike  - Musical, Drama , School. (kimanii)
      Hyouka - Mistério, Slice of life , School. (kimanii)
      Kuroshitsuji I e II - Acção, Comédia, Fantasia, Demónios, Sobrenatural. (SeventyFive)
      Mononoke - Fantasia, Acção, Terror. (SeventyFive)
      Monster - Terror, Mistério, Drama, Psicológico. (SeventyFive)
      Mushishi. - Sobrenatural, Fantasia, Mistério. (JUCA)
      Non Non Biyori - Slice-of-life, Comédia, Cute Girls do Campo. (SeventyFive)
      One Piece.* -  Acção, Fantasia, Aventura. (JUCA)
      Oregairu  - Romance , Comédia, Drama, School. (kimanii)
      Seirei no Moribito. - Acção, Aventura, Fantasia, Histórico. (JUCA)
      Shigatsu  - Romance, Drama, Musical. (kimanii)
      Steins Gate - Sci-fi , Thriller. (kimanii, JUCA)
      Tokyo Ghoul - Acção, Sobrenatural, Terror. (SeventyFive)

Recomendações Manga:
      Akame ga kill - Ação , Drama , Horror. (kimanii)
      Berserk * - Acção, Fantasia Medieval, Histórico, Terror. (SeventyFive)
      Blame! - Acção, Sci-fi, Seinen, Terror. (SeventyFive)
      Gantz - Acção, Sci-fi, Seinen, Aliens, Terror, Ecchi. (SeventyFive)
      Monster - Mistério , Drama , Psicológico. (kimanii)
      Real * - Desporto, Seinen, Psicológico, Drama. (SeventyFive)
      Shigurui - Samurai, Acção, Histórico, Drama, Seinen. (SeventyFive)
      Vagabond * - Samurai, Acção, Histórico, Aventura, Drama. (SeventyFive)

"Para quem eventualmente gostar de BL (Boys Love):"
      Fuyu no Semi e Ai no Kusabi, que são respetivamente Histórico, Samurai, Guerra, Drama e Sci-fi, Drama. (SeventyFive)

Recomendações Outros:
       Webtoon:
       Gosu* - Acção, Comédia, Artes Marciais. (JUCA)

• JUCA
      Por JUCA
      Revistas portuguesas de acesso grátis na Internet.

Revista Especulatório. http://online.pubhtml5.com/tykt/uxfj/#p=1
      Uma revista sobre ficção especulativa, fantasia está incluída. Trata varios pontos da ficção dando mais relevo as livros e board games. Inclui boas dicas sobre como escrever.
      Facebook: https://www.facebook.com/Especulatorio/
    • JUCA
      Por JUCA
      Eu acho que devia ser possivél comentar nos eventos, assim sertia possivel alguém (eu), dizer "Eu Vou", ou alguem partilhar a sua experiência anterior num evento do mesmo tipo, ou alguém pedir informações, sem ter de criar um topico num outro local. Assim quem fosse ver o topico do evento teria também, acesso a essa informação.
    • JUCA
      Por JUCA
      Bilhetes: Vendidos nos dias do evento. 7€ um dia, 12€ dois dias.
      Facebook do evento: https://www.facebook.com/events/1416218955083551
      Local:  Lisboa, Escola Secundária António Arroio. Rua Coronel Ferreira do Amaral, 1900-165 Lisboa, 1900-165 Lisboa
      Data: 4 e 5 de Março ás 10:00 ás 19:00.

"O evento Anisama tem como objectivo promover a animação e a cultura japonesa em Portugal trazendo o melhor da cultura nipónica para o povo português.
       Neste evento irão decorrer várias actividades relativas ao tema como por exemplo, música, jogos, merchandise, gastronomia japonesa e entre outros...
       O preço do bilhete é de 7€ diários vendido no próprio dia e 12€ dois dias comprados no Sábado."

• JUCA
      Por JUCA
      Entrada grátis.
      Facebook do evento: https://www.facebook.com/events/365475363824067/
      Local: Lisboa, Jardim do Campo Grande, perto da Avenida do Brasil.
      Data: 11 de Fevereiro, das 11:00 ás 18:00

"A Equipa do Anisama convida-vos a juntarem-se a nós para um meet à grande!
      Em antecipação da segunda edição, decidimos que fazer um meet seria a melhor forma para vos apresentar todas as novidades e convivermos um pouco convosco, afinal de contas é para vocês que fazemos o evento!
       Estão também convidados a participar no nosso desfile de cosplay, sendo que o cosplayer preferido do nosso júri irá receber uma surpresa no final do meet.
       Ficamos à vossa espera!"

Actividades:
        Desfile de Cosplay, com um prémio para o favorito do júri da Anisama. (Eu @JUCA acho que são bilhetes para o Anisama - 2ª Edição)
        Treino da Silverblade Academy, serão feitas demonstrações bem como treinos de shii-cho e makashii. (https://www.facebook.com/events/585028921691896/)
        Apresentação do Futuro Anisama - 2ª Edição, que vai-se realizar a 4 de Março.